O Coronavírus covid-19


Autor: Prof. Edvan Sena

Postado em 01 de maio de 2020, as 02:15 da madrugada



É de conhecimento de todos que o mundo vive a maior pandemia da história. Muitos estão imaginando até, que tal situação está relacionada com o fim do mundo. Talvez seja, ou não, mas é um problema com o qual devamos nos preocupar. Por se tratar de um inimigo invisível, relacionado a proliferação de um vírus semelhante ao vírus da gripe, muitos estão desdenhando os cuidados necessários para o combate a essa pandemia. No entanto, todos sabemos que não se trata de uma simples gripe, e para que essa situação seja controlada, é preciso decidir-se pelo isolamento, não só por quem está contagiado, mas por todos os cidadãos, o que pode representar um grande problema para a economia brasileira.

O vírus da gripe pode ser facilmente vencido pela imunidade de cada um, adquirida pela exposição a ele e, combatida imediatamente, com medicamentos e alimentação adequada, porém, não é assim em relação ao Coronavírus covid-19. A exposição a este vírus, proporcionará não a imunidade a ele, como muitos pensam, mas a sua proliferação e, consequentemente a morte de muitos, por falta de atendimento hospitalar.

Em razão disso, é necessário que todos se preocupem em se manterem nas suas casas, isolados socialmente, com a finalidade de evitar o contágio. Para que esse isolamento seja mantido, o governo está disponibilizando auxílios emergenciais a todos os brasileiros, para que estes tenham recursos para a sua subsistência e, esses recursos sirvam para mantê-los longe da sua prática profissional e econômica na atualidade, e assim, possam viver numa verdadeiramente quarentena. Por conta disso, até mesmo os empresários estão recebendo auxílios, na forma de facilidades financeiras junto ao governo e aos bancos, para que suas empresas escapem da falência e, com isso, o desemprego seja barrado ou  diminuído consideravelmente, na volta as atividades profissionais.

Apesar da conscientização que se faz a respeito da efetivação da quarentena, mesmo com ações de ajuda e apoio dos poderes públicos e dos órgãos setoriais mantidos por esses poderes, muitos teimam em evitar o isolamento social, subestimando a força viral do covid-19. Por tal razão, cresce os casos da doença e, consequentemente, também a morte de muitos, por falta de leitos e equipamentos necessários, além da falta de consciência em relação a gravidade de sua contaminação. O que será preciso que aconteça, para que as pessoas levem a sério a prática do isolamento social? Será preciso que alguém de suas famílias se contamine e morra, para que todos possam estar cientes de sua gravidade?

É preciso que sejam adotadas medidas de combate a esse vírus, não só pelo isolamento social, mas também com práticas higiênicas e, mesmo que essas práticas representem para muitos um exagero, devem ser mantidas, o que resultará numa situação vitoriosa na batalha contra tal pandemia, pela diminuição de seus contágios, pela cura dos doentes e talvez até, pelo controle total ou parcial da doença.