Eucaristia - Poderoso Milagre de Jesus na Sua Igreja


AUTOR: Edvan Sena

Em 12/06/2020, as 17:41 horas.



Sem alimento não existe condição da sobrevivência humana. De acordo com os ensinamentos científicos da biologia e da química, "os seres humanos são o que comem". Esta afirmativa possui fundamentos indispensáveis para sua sustentação, relacionando as estruturas macro e micro do corpo humano.

Todos os alimentos que são ingeridos e digeridos pelos seres humanos passam pelo processo de ingestão alimentar, promovido pelo grande sistema digestivo do corpo humano e, nesse processo, há a assimilação das substâncias alimentares que promovem a geração de energia no interior das células que, se constitui como necessidade para o funcionamento do organismo. Assim, as células se desenvolvem e crescem em razão dessa energia gerada no interior da própria célula, as quais se estabelecem como elementos básicos de todos os sistemas do organismo, mesmo nas suas diferentes constituições, o que se coloca como responsáveis por toda as ações do movimento humano.

Esses alimentos, dependendo de sua constituição, de seu tipo, de sua qualidade e de sua forma de conservação e higienização pode ser benéfico ou não para a saúde humana. Por exemplo, há alimentos que não são aconselhados a algumas pessoas, por conta de sua saúde e de sua debilitação em relação aquele alimento, como as pessoas que possuem pressão alta, são diabéticas, entre outros tipos de debilitações. Isso porque, o excesso, além do permitido a esses organismos podem ser fatais, fazendo parte de um organismo que não o aceita além do que o organismo permite.

Também, em relação a espiritualidade, a Eucaristia é o alimento necessário a sobrevivência da fé. Sem este Alimento não há condição da fé permanecer. Assim, a Igreja vive em torno da Eucaristia. Tire a Eucaristia da vida do cristão católico e daí sua fé não sobreviverá, pois se tornará doente, de tal forma que, definhará até morrer.

Quando há a ingestão da Eucaristia, de forma digna, ou seja, sem que a espiritualidade doente, Ela alimentará a fé e a fará crescer, possibilitando o mover da vida religiosa sem problemas, pois assim, a substância espiritual da Eucaristia fará parte do corpo de quem a comunga, fazendo parte de todas as células, numa comunhão perfeita entre o cristão e Cristo, entre Cristo e o cristão.

Se o corpo espiritual do cristão está impossibilitado de receber a Eucaristia, mas mesmo assim a recebe, Este alimento espiritual não alimentará para o fortalecimento da fé, mas, pelo contrário, servirá como alimento que conduzirá a morte eterna, como o sal e o açúcar não são benéficos para o hipertensivo e o diabético.

Quando há a ingestão da Eucaristia dignamente, o cristão poderá dizer com toda a certeza de sua fé: "Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim (Gálatas 2,20)". Jesus vive no coração e na vida do cristão de forma verdadeira, quando esse cristão o recebe na Eucaristia. E assim, como se deve ter cuidado para não deixar uma só partícula de Jesus cair ao chão, pois assim acontecendo, seu corpo será profanado, quando se tornar vítima dos maus tratos das pisadas sobre seu corpo santo, ao ser ingerido, isso deve ser feito de forma digna, pois do contrário, seria como se seu corpo santo estivesse sendo pisado pelas indignidades da insantidade dos atos daquele que o recebeu indignamente, expondo-o as impurezas espirituais da alma.

Daí, receber Jesus Eucarístico significa receber na sua própria carne, a substância daquele que santifica de forma real, o corpo e o espírito de quem o recebe dignamente, tornando-o pela recepção da Eucaristia, Cristo vivo, que se fará presente na vida de todos os cristãos, mediante a fé, a esperança e a caridade, concedendo força e coragem para suportar o sofrimento da vida e revelar-se ao mundo como o amor que, mesmo não sendo amado por este mundo, se doa como Cristo se dou.

A Eucaristia não pode ser menosprezada pelo povo de Deus. Algumas pessoas que o fizeram ou que tiveram dúvidas a respeito da presença real de Jesus, conheceram o milagre que comprovaram sua verdadeira efetividade. Foram milagres que demonstraram verdadeira carne e verdadeiro sangue de Jesus no Pão e no Vinho consagrados, em que, por vários exames científicos se comprovou ser carne e sangue humanos, com tipo sanguíneo universal.

Muitas pessoas não acreditam nesse milagre, inclusive há católicos que vivem sua fé como se não acreditassem de fato, na Eucaristia, fazendo pouco caso a respeito da obediência dos mandamentos da lei de Deus e da vivência dos sacramentos necessários, recebendo a Eucaristia de forma indigna ou desvalorizando sua recepção. E você? Acredita que a Hóstia Consagrada, a Eucaristia é realmente o corpo e o sangue de Jesus? Qual a sua posição ou decisão em relação a presença de Deus Vivo no meio de seu povo, de forma real?

Há pessoas que acreditam que Deus estava presente no meio de seu povo por meio das tábuas da lei, guardadas na Arca da Aliança. Essa crença não pode ser contradita, pois realmente Deus estava presente sim, pois aquelas tábuas foram escritas pelo dedo de Deus e, por isso estava presente, de tal forma que, essa Arca, mesmo no templo de um falso Deus, no meio do povo filisteu, o poder de Deus se manifestou, para demonstrar aquele povo pagão que Javé é Deus tão poderoso que os deuses falsos, mesmo sem vida e sem qualquer tipo de animação de vida, se prostraria na presença do Deus único e verdadeiro.

Se tais pessoas acreditam na presença de Deus, presente por meio de tábuas de pedra, por que não acreditam em Deus em forma de Pão e Vinho? Se acreditam que Deus foi colocado no meio de seu povo por intermédio de Moisés, por que não acreditam que Deus foi colocado no meio do povo cristão por intermédio do próprio Deus, Jesus Cristo? Essa é uma questão em que muitos que acreditam na Eucaristia deveriam pensar, e também aqueles que ainda não acreditam.

No Antigo Testamento, Deus se fez presente na vida de seu povo por meio das tábuas da lei. A Arca que transportava essas tábuas era reverenciada por onde passava. Até um tabernáculo foi construído para guardá-la e lá, somente tinha acesso, as pessoas limpas e consagradas a estarem na sua presença. Quem desejasse se colocar na presença de Deus, por meio da visitação da Arca da Aliança, deveria primeiro se purificar. Não era tolerável que ninguém fosse a sua presença sem antes se purificar de todos os seus pecados e, lá, eram oferecidos sacrifícios ao Deus Único e Verdadeiro.

As tábuas da Lei de Deus recebeu tantas honrarias, no meio do povo judeu e, esse povo recebeu tantas bênçãos que,  se espalhou por todo o mundo, a fama de que o Deus dos Hebreus era o Deus mais poderoso do que todos, isso porque, esses povos acreditavam que seus ídolos de fato eram deuses também. Isso decorreu da vitória e dos milagres que aconteceu por intervenção divina, no meio daquele povo e que, essa fama se espalhou pela região.

Hoje, o povo de Deus possui algo diferente da Arca da Aliança e das tábuas da Lei, mas que não torna a ação de Deus menor e sem crédito, mesmo que Aquele que a instituiu foi rejeitado pelo seu próprio povo, pela sua própria religião. Trata-se do Sacrário, utilizado como Arca da Aliança de Deus para os cristãos, por meio da Eucaristia, Jesus Cristo, em forma de pão e vinho, a Palavra que se fez carne e passou a habitar no meio de seu povo, agora não só com sua presença externa, mas também e principalmente, nos corações daqueles que o recebem na fila da Comunhão.

Deus jamais abandonou ou abandonará o seu povo. Mesmo que Ele pareça não interagir com ele, jamais o abandonará. Mesmo aqueles que estão impossibilitados, por questão de consciência, de não receber Jesus na Eucaristia, ainda tem a possibilidade de desfrutar de sua presença no altar e adorá-Lo, além de poder recebê-lo espiritualmente nos corações, sendo desta forma, possibilitada a iniciação da graça para a conversão.

Essa graça, por mais que possa parecer impossível, Deus vai além e chama os seus de situações imprevisíveis, como fez com Abraão, retirando do meio de sua parentela pagã e do meio de seus ídolos, com a promessa de conduzi-lo a uma terra prometida, onde foi constituído uma geração que deu origem a um povo que teria Javé como seu único e verdadeiro Deus.

Este povo encontrou em Deus, uma luz para guiar sua vida, como diz a Sagrada Escritura: "Vossa palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho (Salmo 118, 105)". A princípio, Deus falava com seu povo por meio de anjos que enviava, depois por meio dos profetas, até que, mediante a intercessão de Moisés, concedeu sua Palavra escrita em tábuas de pedra e, por fim sua Palavra foi escrita nos corações, em tábua de carne, Jesus Cristo, que se fez alimento pela Eucaristia, Palavra Viva que passou a habitar no meio de todos e dos corações, fazendo-se um em todos e, fazendo de todos um, pela fé.

Assim, a Eucaristia é a luz que ilumina os passos dos cristãos católicos que, os conduz pelo caminho que leva para Deus. E como não é possível, pela natureza da santidade eucarística, se colocar em estado de graça, sem que se possa viver pela relação de obediência e amor nos sagrados mandamentos e, nos sagrados sacramentos, é preciso se deixar inculturar deles, neles e para eles, com a finalidade de ser moldado até a perfeita santidade querida por Deus, como se diz no Evangelho de São Mateus: "Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito (Mateus 5, 48)".

Ora, é impossível ao homem ser perfeito como Pai deseja, se for pelas próprias forças, como informa São Paulo aos romanos: "Esta é a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo, para todos os fiéis (pois não há distinção; com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus), e são justificados gratuitamente por sua graça; tal é a obra da redenção, realizada em Jesus Cristo (Romanos 3, 22-24)". Contudo, só há uma forma de estar na graça de Jesus Cristo, recebendo-o na Eucaristia. É somente por Jesus que se pode ser justificado por Deus, mediante o sangue espiritual de Jesus correndo nas veias do cristão e, isso só é possível quando há a comunhão com Ele pelo Sacramento da Eucaristia, mas recebê-lo indignamente resultará em morte, como resultava em morte a todos aqueles que se colocavam diante da Arca da Aliança sem uma pré-purificação.

Estar diante de Deus, para ser justificado por Ele, pelo seu poder salvador, é uma necessidade. Jesus se sacrificou, tendo em vista esta justificação, tornando-se alimento para a santidade de todos, ou seja, não haverá santidade se não existir Eucaristia, não haverá salvação se não existir a intervenção de Jesus.

A Eucaristia é um presente de Jesus para sua Igreja, pois Ele não quis morrer apenas uma vez pelos pecados da humanidade, mas, sempre que, essa humanidade cair em pecado e depois se arrepender. Então, em cada sacrifício de Jesus, na celebração da Missa, aquele calvário de Jesus se repete, em prol do arrependimento e conversão dos pecadores. Esse sacrifício é tão milagroso que, mesmo mais de dois mil anos que Ele morreu numa cruz, o milagre de sua morte ainda é perceptível na vida dos cristãos, bastando para isso ter uma fé que o leve a conversão.

Daí, a adoração de Jesus Eucarístico representa o reconhecer da necessidade de sua presença na vida, confiando na sua vida, na sua presença e no milagre que Jesus Cristo faz. Colocar-se na presença da Eucaristia, com muita fé, se constitui como ato de reconhecimento da sua presença verdadeira na Eucaristia, como Senhor, Rei e Deus, e como Tal, é preciso tratá-lo assim. Ignorar a presença da Eucaristia é ignorar Cristo, na Igreja, no coração do cristão e na Eucaristia.

Apesar dos milagres eucarísticos que aconteceu na história da Igreja, ainda há pessoas que não acreditam ou, mesmo dizendo acreditar, demonstram o contrário. Será que acreditam de fato? Se acreditam, por que o ignoram, mediante a falta de adoração, visitação na Santa Missa, oração diária, comunhão e preparação para a comunhão? Será que é necessário que aconteça um milagre na vida de cada impenitente para que se possa crer na Eucaristia? O milagre já acontece todos os dias, quando há a transubstanciação do pão e do vinho no corpo e sangue de Cristo. O que mais ainda falta? Talvez esses impenitentes tenham que responder no tribunal de Cristo, pois mesmo o milagre acontecendo todos os dias, não creem ou vivem como se esse milagre não existisse. 


Conheça mais sobre a Eucaristia:

O milagre de Lanciano

Os milagres eucarísticos mais conhecidos

A presença real de Jesus Cristo na Eucaristia

Corpus Christi

Qual a origem da festa de Corpus Christi

História da festa de Corpus Christi

Por que Cristo quis permanecer presente na Eucaristia

O devido respeito para com a sagrada Eucaristia

O maior dos sacramentos

Algumas orientações básicas sobre a Eucaristia

O que os santos disseram da Eucaristia e da Missa

Os santos e a Eucaristia

Nossa Senhora e a Eucaristia

Os frutos da Eucaristia

Como posso me preparar para receber a sagrada Eucaristia

Posso comungar e confessar-me depois?

Com que disposições podemos comungar?

A disposição para comungar dignamente

Somos santificados pela Eucaristia

Pode-se comungar duas vezes durante o dia? Como saber se estou devidamente preparado para comungar?

Quantas vezes comungar por dia?

Quem chega atrasado na Missa pode comungar?

Se chegar atrasado na Missa  pode comungar?

Que pecados me impedem de comungar sem confessar?

Conselhos práticos para comungar

Comungar de joelhos ou em pé?

A comunhão eucarística na mão

Deve-se comungar de joelhos ou em pé?

Podemos comungar e joelhos?

A misericórdia na Eucaristia

O valor da santa Comunhão

Não deixe Jesus sozinho

Visite Jesus sacramentado

Nossa atitude ante a presença eucarística de Jesus

Quinze minutos em companhia de Jesus sacramentado

Oração diante do Santíssimo Sacramento

O sacramento do amor

O Pão da Vida Eterna

Quantas vezes São João Paulo II visitava o Santíssimo Sacramento?

É permitida a adoração ao Santíssimo Sacramento no grupo de oração? 

É permitida adoração ao Santíssimo durante a Missa?

O que é o momento de adoração ao Santíssimo? Como viver bem este momento?

Devoção ao Santíssimo Sacramento

Como é a presença de Cristo na Hóstia Consagrada?

Adoração Eucarística

Qual a diferença entre a ação de graça e a adoração ao Santíssimo?

A Eucaristia nos primórdios da Igreja

Como era a Eucaristia no começo da Igreja?

10 ensinamentos dos santos sobre a Eucaristia?

Eucaristia, alimento e remédio

Quanto tempo Cristo permanece  na Eucaristia em nosso corpo?

Como devemos venerar corretamente o Senhor presente na Eucaristia?

Os santos e a Eucaristia

Um grande testemunho sobre a Eucaristia

A humildade de Jesus na Eucaristia

A importância da festa de Corpus Christi