Alimentando o mundo: o uso da atitude caridosa e a consciência espiritual diante da situação da fome


AUTOR: Edvan Sena

 

Escrito e postado em 18 de Março de 2023, as 13h09. 


Jesus disse, em Marcos, capítulo 4, versículos 34 a 44: "dai-lhes vós mesmos de comer". Essa ordem não foi só para satisfazer a fome material das pessoas à sua volta, mas também para satisfazer o alimento espiritual de todos. Aquele que tem fome não precisa apenas de comida para saciar o corpo, mas também de uma alimentação que preencha o espírito. Jesus quis que as pessoas ao seu redor recebessem esse tipo de sustento e, assim, estariam sempre saciadas.

 

Dar-lhes vós mesmos de comer é algo mais do que simplesmente alimentar as pessoas ao nosso redor. É um ato de compaixão, e um pedido para que nos envolvamos profundamente com a comunidade que nos rodeia, fornecendo ajuda prática e afeição a todos aqueles que precisam. Isso significa estar dispostos a fazer um esforço extra para comprar produtos locais e orgânicos, preparar refeições nutritivas e compartilhar o amor com todos à nossa volta.

Todos nós temos a capacidade de ajudar aqueles ao nosso redor de maneiras práticas. Pode ser dar ou ocupar o tempo de uma forma útil, prestar serviços, ou simplesmente prestar atenção. Por exemplo, uma forma de ajudar a combater a fome é doar alimentos não-perecíveis para pessoas em necessidade. Esta é uma maneira prática e importante de ajudar aqueles que estão passando por dificuldades. Outras formas de ajudar podem incluir doar roupas e brinquedos para crianças carentes, voluntariado em organizações sem fins lucrativos, ou simplesmente sendo um bom Samaritano e oferecendo sua ajuda para quem precisar. Qualquer coisa que você faça para tornar o mundo um lugar melhor é bem-vinda e certamente fará uma diferença na vida de outra pessoa.

Outra maneira de dar alimento é oferecer serviços, como assegurar que as pessoas tenham acesso a alimentos nutritivos e a medicamentos. Também podemos ajudar aqueles ao nosso redor procurando maneiras de melhorar a qualidade de vida das pessoas em necessidade, sendo práticos em nossa ajuda. Por exemplo, podemos doar alimentos para instituições de caridade ou voluntariar-nos para distribuí-los. Também podemos trabalhar em campanhas para sensibilizar as pessoas sobre a importância da nutrição adequada e do combate à fome no mundo.

Afeição também é importante. Uma maneira simples e poderosa de dar alimento espiritual é simplesmente dando tempo e atenção. Prestar atenção e oferecer consolo a alguém que esteja sofrendo, levar alguém para jantar ou para um café, e até mesmo enviar uma mensagem de texto a um amigo são maneiras simples e eficazes de oferecer afeição a alguém. Tudo o que precisamos fazer é estar presente para as pessoas que amamos, e elas saberão que estamos ali por elas.

A compaixão é uma forma útil de dar alimento à alma. Significa ter empatia e se preocupar com a dor e o sofrimento das outras pessoas. É importante ser solidário e compartilhar o amor com aqueles que nos rodeiam. Por exemplo, um amigo pode estar passando por uma situação difícil e oferecer um ombro para chorar e um ouvido para ouvir pode fazer toda a diferença.

Finalmente, Jesus nos instruiu a evangelizar, a compartilhar a boa nova do Evangelho. O evangelho é uma fonte inesgotável de alimento espiritual. Compartilhar e ensinar as verdades do evangelho a outros é uma ótima maneira de alimentar a fome espiritual de outras pessoas. Quando fazemos isso, estamos cumprindo o mandamento de Jesus de amar o nosso próximo. Além disso, estamos propiciando que outras pessoas tenham acesso à mesma fonte de alimento espiritual que temos.

Quando Jesus explicou aos seus discípulos a necessidade de dar alimento, Ele nos pediu para darmos tanto o alimento material quanto o espiritual. O alimento espiritual é o que nutre as almas, e isso pode ser feito compartilhando o amor e a compaixão com aqueles que estão ao nosso redor. Além disso, também podemos dar o alimento da Boa Nova para aqueles que estão precisando de uma palavra de esperança. Vamos dar alimento aos outros, façamos caridade e evangelizemos!


O autor é professor de Ensino Fundamental em escola municipal de Maceió, Estado de Alagoas, graduando em pedagogia pela Universidade Estácio de Sá, Catequista da Paróquia São João Batista e Santa Isabel e da Paróquia Santo Antônio de Pádua, ambas em Maceió, membro colaborador da Comunidade Defensores do Trono, em Maceió, produtor de Podcast (Ide e Evangelizai), produtor de conteúdo do YouTube (Canal Edvan Sena) e escritor de literatura religiosa de não ficção.


Commenti: 0