Cuidados com o meio ambiente




AUTOR: Edvan Sena

Em 20 de junho de 2020, as 12:02 (manhã)


Sabemos que no período das festas juninas há o costume da queima de madeira em fogueiras. São homenagens tradicionais das famílias para com os três santos das festas juninas: Santo Antônio, São João e São Pedro. É justo que esses santos sejam reverenciados pela sociedade católica, mas o que deveríamos pensar, é na questão da degradação da natureza e na poluição do meio meio ambiente, pois muitas pessoas que fazem suas fogueiras, derrubam árvores para fazerem suas homenagens, além de proporcionar a emissão de gás carbônico no ar, contaminando este ar e prejudicando a respiração das pessoas, principalmente daqueles que respiram com dificuldades.

Muito se tem discutido, recentemente, acerca da queima de madeira e destruição das florestas. São situações que deixam os animais das florestas em desespero, por perderem seu habitat, mas também a todos os habitantes do planeta, por vários motivos. Entre esses motivos estão a emissão de gás carbônico na atmosfera, que destrói a camada de ozônio, contamina o ar que todos respiram, superaquece o planeta, ocasionando o consumo excessivo de água, aumento da utilização de ventiladores e condicionadores de ar, consequenciando o crescimento do consumo de energia, sendo necessária a sua racionalização, seguido de contínuos apagões.

Muito se debate, hoje em dia, sobre a exploração da natureza por meio de diversas formas, com diferentes motivações. A construção civil busca madeira para as suas construções, a fábrica de móveis busca madeira para sua produção e como não se bastasse, indivíduos cortam árvores para usar sua madeira nas fogueiras das festas juninas, para reverenciar os santos desse período festivo. Parece que as motivações para a derrubada de árvores são justificáveis. A construção civil precisa manter o consumo de madeira, para que continue mantendo o emprego de seus empregados, assim como a manutenção da construção civil e a possibilidade de oferecer moradia a população. A fábrica de móveis precisa continuar oferecendo sua produção as lojas para que a população possa adquirir os móveis necessários para a organização de sua casa e a proteção de seus utensílios e materiais. A população católica sente a necessidade de festejar os santos da época junina e desfrutar da cultura que esta festa proporciona. Contudo, é preciso pensar um pouco nas consequências da extração da madeira de forma predatória.

A preocupação com a degradação da natureza é de fundamental importância. Não se pode fazer “vista grossa” para este fato, pois a natureza, na forma do vegetal, se constitui como necessidade humana, tendo em vista a sua função de, por produzir o oxigênio, controlar o aquecimento e resfriamento da Terra, fornecer oxigênio para todos, reduzir a erosão e o empobrecimento do solo, sem falar de sua contribuição para formação e manutenção da camada de ozônio, por conta da sua produção de oxigênio. Em razão disso, é preciso afirmar que o planeta precisa das atitudes de preservação da natureza para que o futuro não seja prejudicado, pois do contrário, esse futuro seria muito desastroso, por conta das atitudes egoístas de uma população que não se preocupa com as próximas gerações.   

É indiscutível o fato de que a poluição do meio ambiente é inevitável, pois onde existe seres humanos, existe poluição. Contudo, essa poluição poderia ser controlada se fosse procurada sua amenização, e também, se houvesse a preocupação de dar chance da natureza se recuperar, por meio do controle da derrubada de árvores. No entanto, essa preocupação não existe a contento, pois são poucos aqueles que tem cuidado pela redução de seus lucros, em proveito das gerações futuras.

CONTINUA...